Eleve sua Autoestima com Estas 5 Decisões

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

Estar com a autoimagem em dia é uma tarefa difícil para mim e para grande parte das pessoas (a não ser que sua vida seja um comercial de margarina). Uma baixa auto estima pode ser a “pedra” no meio dos nossos sonhos, da saúde de um relacionamento, do desenvolvimento pleno do seu potencial e capacidades. Em algum ponto do processo você simplesmente desiste de conhecer a si mesmo e deixa-se vencer pelas derrotas anteriores. O sentimento de fracasso que isso gera te dá uma autopiedade viciante, onde cada vez você se ama e se admira menos. Espero sinceramente que sua presença aqui signifique que você esteja disposto a tentar outra vez. Eu estou.

“Seja o seu melhor hoje.” É o que venho repetindo para mim há alguns meses, diariamente na busca por uma vida mais equilibrada. Mas, e quando não sabemos qual é o nosso melhor? E quando nossa percepção está tão castigada que somente nos associamos ao que há de pior; desconhecemos nossas qualidades e dons (sim, todos nós temos) que nem conseguimos enxergar qual a nossa parte no belo e virtuoso?

Foi então que listei essas 5 medidas pessoais que adotei para melhorar a autoestima (para mim tem funcionado). São cuidados para o corpo, mente e espírito que  me  fizeram perceber que eu também sou um ser humano de valor e que valho o esforço…rs. Em alguns itens vou bem, obrigada. Já outros (como o 01 e a 02, por exemplo), são meu grande desafio para este ano a vida. Veja a seguir:

autoestima - aparencia - olhar

1.Cuide da sua aparência;

Faça o que for possível, dentro do seu tempo e seu limite, mas não deixe de investir na sua imagem. Não sei se é característica de todo bipolar ou não, mas eu sou 08 ou 80. Ou saio de casa maquiada como uma gueixa (raras vezes) ou sou um total relaxo, daquelas que só não sai de pijama porque não se dá ao trabalho de por o pijama para dormir. Mesmo que não seja dado aos extremos, procurar sair de casa com um mínimo de zelo possível (um batom, uma roupa planejada com antecedência, etc) subtende a você e aos outros que você é alguém que merece um pouco mais de atenção, alguém que merece ser visto e ouvido. É claro que todos merecem o mesmo respeito, mas sua postura certamente será outra ao longo do dia. Como esse é uma questão realmente problema para mim, comemoro de verdade cada avanço que dou: uma pulseira que coloco, uma ida a manicure, uma hidratação nos cabelos.

 

Organização - gavetas - Arrumamação

2.  Arrume suas gavetas;

Passar uma tarde no sofá com o Netflix não tem preço, sentir-se útil também não.  Certa vez, ouvi de uma terapeuta que as gavetas são o espelho da alma. Eu nunca mais esqueci isso (creio que pelo caos que sempre existiu em meu armário) e recentemente parti para a arrumação aqui em casa. E não sei se eu consigo numerar as vantagens que tenho encontrado nessa arrumação: muitas roupas sairão em breve para doação, tenho um sentimento de culpa a menos todos os dias ao buscar uma camisa limpa, estou me sentindo “o must” por ser tão organizada e menos procrastinadora…só coisas boas.

 

Ansiedade - Passado - Futuro

3. Não viva do passado, nem do futuro;
Ou seja, dê um basta na sua ansiedade. É difícil ter uma autoestima positiva quando tudo o que norteia sua mente são cobranças e preocupações excessivas. Aprenda a conviver com seus erros e saiba que novos problemas virão, o seu stress e tensão antecipados não irão evitá-los. Por mais difícil que pareça, ter uma mente focada no presente vai te devolver a calma interna e trazer confiança na sua capacidade de resolver determinada situação.

Gratidão

4. Seja Grato(a);
Agradeça a Deus, ao  Criador ou ao Universo por tudo aquilo de positivo que acontece em sua vida. É ateu? Agradeça ao acaso, mas não deixe de reconhecer todas as coisas boas ao seu redor. Talvez no começo seja um pouco difícil percebê-las porque nossa mente está geralmente focada na dor e em como evitá-la.  Mas já parou para pensar em tudo que poderia ter acontecido contigo do trabalho para casa? Ou na generosidade despretensiosa daquela pessoa que segurou o elevador para você por 03 segundos e salvou seu almoço? Pensamentos positivos atraem energias positivas. Não se trata apenas de fé, é Ciência poxa, Física Quântica (cujo assunto eu sonho falar em breve).

Como perdoar - perdão - amor

5. Perdoe (a si e aos outros)
Muitos pensam que não liberar perdão é um direito (quase um dever) daquele que sofreu e precisa ser “vingado”. Na verdade,  é se acorrentar com a dor que lhe infringiram. É dar ao mal o poder de decisão sobre a sua vida. Muito provavelmente eu não consiga te dizer em palavras, mas a partir do momento em que eu consegui perdoar sinceramente meus “malfeitores” do passado, surgiu em mim uma vontade de viver e me amar que até então era quase nula…eu não sei explicar sinceramente. Mas eu sei que foi perdoar o que me inspirou a viver!

Bom, é isso. Espero de coração que essas dicas possam também te ajudar em seu crescimento pessoal e emocional, assim como estão me ajudando. Você também pratica alguma dessas idéias para se valorizar?Tem alguma outra dica para compartilhar? Deixe seu comentário ou mande um e-mail (na aba contato).

 

Reservamos para você:

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *